terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Os Desafios da Educação Infantil

Os Desafios da Educação Infantil


A educação das crianças de zero a 6 anos em estabelecimentos específicos de educação infantil vem crescendo no mundo inteiro e de forma bastante acelerada, seja em decorrência da família de contar com uma instituição que se encarregue do cuidado e da educação de seus filhos pequenos, principalmente quando os pais trabalham fora de casa,seja pelos argumentos advindos das ciências que investigam o processo de desenvolvimento da criança.


Se a inteligência se forma a partir do nascimento e se há "janelas de oportunidade" na infância quando um determinado estímulo ou experiência sobre a inteligência do que em qualquer outra época da vida, descuidar desse período significa desperdiçar um imenso potencial humano.


Atuar como professor com alunos da Educação Infantil é um desafio cada vez mais instigante.Crianças na faixa etária de 0 a 6 anos representam um mundo de possibilidades.Elas estão prontas para desabrochar para a vida e a espera de um ambiente sócio-educativo que dê condições para que este processo de desenvolvimento e criatividade aflore.


Considerando que esses fatores continuam presentes, e até mais agudos nesses anos recentes, é de supor que a educação infantil continuará conquistando espaço no cenário brasileiro como uma necessidade social.


Se debruçarmos sobre a história da Educação Infantil no Brasil, veremos que durante décadas a mesma foi tratada com desprezo e desatenção. Achava-se que cuidar de crianças se limitava a abrigá-las, vestí-las e alimentá-las. Felizmente hoje temos uma nova concepção do que seja cuidar e educar crianças nessa faixa etária.


Para darmos continuidade a este novo cenário é bom refletir um pouco mais sobre a responsabilidade e o desafio apaixonante que é ser educador, mediador do processo de desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos de idade.


Por que é nessa idade, precisamente, que os estímulos educativos têm maior poder de influência sobre a formação da personalidade e desenvolvimento da criança.



A Educação Infantil inaugura a vida do individuo.


Nota: Revista Educação adaptado Regina Gregório
http://reginapsicopedagoga.blogspot.com

5 comentários:

  1. Oiii linda!! Quero te oferecer com muito carinho meu selinho de aprovação. Passa lá pra pegar. Bjos no coração

    ResponderExcluir
  2. Oiii Cris é do mesmo jeito que você colocou o banner do sorteio. Você copia o código da caixinha e vai em adicionar um gadget no painel da aprte lateral do blog e cola em HTMl / Javascript, e pronto vai ficar na lateral do seu blog. Se mesmo assim não conseguir me avise, para eu tentar te ajudar de outra forma. Mas é do mesmo jeito que publicou o banner e esse gadget de compromisso com a educação. Bjos. Espero ter conseguido ajudá-la

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris
    passando para te fazer uma visitinha.
    BJ!

    ResponderExcluir
  4. Oii Cris!! Conseguiu pegar o selinho? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Dany, eu segui os mesmos passos, mas não aparece o selinho mas sim uma chave de fenda kkkk então exclui kkkk mas ainda estou tentando, vou conseguir, e tbm estou esperando me retornarem, pra eu personalizar o blog...bjos

      Excluir